segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Placas nas obras... Não gosto de colocar!

É verdade. Não gosto de colocar placa em obra.
Aí o sujeito pensa.... então ninguém vai saber quem projetou. Não faz propaganda do próprio trabalho!

Engano!
Nunca, em quase 30 anos de profissão, surgiu um cliente novo por ter visto meu nome numa placa de obra. Eles sempre chegam por alguma indicação. Trabalhe mal, e não terá novos clientes....

Mas, por outro lado, meu telefone não para de tocar por causa das placas. É o vendedor de laje, de gesso, de vidro, de madeira, de armários.... de tudo quanto é produto utilizado em construção civil.
E é exatamente por isso que não gosto delas.

Porém, é Lei, e temos que colocá-las.
Minha placa, hoje, está assim.


Enquanto faço a minha construção, também projeto para meus clientes.

Esta é uma casa perto de Alphaville Campinas, em terreno bastante inclinado. Considerei um projeto difícil, pois a Convenção do Condomínio limita a altura dos arrimos a dois metros. 
Gostamos do resultado. Quando digo "gostamos" me refiro a mim e aos clientes....

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

OLHE A "CARA" DELA!

Então, olha ela aí......
São os primeiros estudos de fachada para a casa de Paulínia.
Gostou?

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Feeling, eu tenho feeling !!!

Quando um empreendedor me procura para desenvolver um trabalho, principalmente se for um projeto de incorporação, e chega dizendo que "quer assim" e "quer assado", afirmando que sabe o que quer porque tem feeling, tem faro prá bons negócios, já começo a pensar em não pegar o trabalho.

Não existe feeling prá negócios imobiliários. O que existe é pesquisa de mercado.

Invariavelmente quem aposta no seu sentimento para construir um empreendimento tem grandes chances de se dar mal.

Então, fui pesquisar prá saber qual a casa que devo construir. Simples. Visitei imobiliárias, analisei o que existe naquela região da cidade, o padrão que o condomínio está assumindo, etc. Como resultado cheguei a conclusão que o ideal seria uma residência com perto de 175m2, em dois pavimentos, com três suítes e com possibilidades de ampliação de mais uma, pelo menos duas vagas de garagem (quem sabe três!), e um local específico para churrasqueira, e penso em investir valores equivalentes ao padrão médio/alto de construção do Sinduscon.

Meus estudos do projeto levaram a uma casa de estilo moderno, como as que costumo desenhar para meus clientes, e as plantas ficaram como a imagem acima.

ESCOLHENDO O TERRENO

O condomínio não tem muitos terrenos disponíveis. Os lotes de formato padrão, de 390m2 (13x30)  já se esgotaram, restando agora só os de área maior. Voltei ao Condomínio, parei em cada um dos terrenos que poderia escolher, e optei por um com 510,00m2, 17 x30, com uma ligeira queda frontal da esquerda para a direita. Coisa de um metro.
É o lote 16 da quadra "E".

Penso que fiz um boa escolha. Lote com boa topografia, boa orientação e que recebe pouco ruído vindo da rodovia.